Ugv Canoinhas inaugura Biblioteca com o nome do Professor Damasceno

27 jul

Na noite de ontem, 26, aconteceu mais um evento especial na Faculdade Ugv Canoinhas, a inauguração da Biblioteca que leva o nome do prof. Luiz Carlos de Moraes Damasceno. O evento contou com a presença de diversas autoridades do município, imprensa, além de professores, colaboradores e alunos da Instituição.

O Professor Damasceno é figura que muito contribuiu para a educação de Canoinhas e região. Ele foi o fundador da então Faculdade e Escola Técnica Dama, que no final de 2022 foi incorporada pela Ugv.

Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e conquistar. Elas contribuem para melhorar a qualidade de vida de seus usuários. Durante a cerimônia de inauguração comentou-se que assim também foi a missão do professor Damasceno com toda a sua dedicação para com a Faculdade e Escola Técnica Dama. O professor Carlos Borsato, atual Diretor Geral da Faculdade, afirmou: “então nada mais justo do que, neste espaço, neste edifício, existir uma biblioteca que carrega seu nome, perpetuando o seu legado de vida. Este espaço é mais um símbolo do nosso compromisso com a excelência acadêmica e a formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios da vida.”

Para o professor Damasceno, que teve seu espaço de fala logo no início do evento, “ser homenageado em vida desta forma é muito significativo para uma pessoa que sempre acreditou que a educação é a luz que guia todos para o mundo do conhecimento”. Ele, que estava acompanhado da esposa e filhas, agradeceu imensamente pelo carinho.

O professor Hilton Tomal, que é Pró-reitor de Planejamento e Administração na unidade Ugv de União da Vitória, também estava presente no evento e aproveitou a oportunidade para anunciar o início das obras de ampliação da estrutura da Instituição em Canoinhas. Para ele “mais do que enaltecer o espaço físico onde se encontra o saber, gravar o nome do Sr. Damasceno em nossa biblioteca é uma pequena demonstração do cuidado que a Ugv terá com a história construída durante 24 anos pela família Damasceno através da educação no município de Canoinhas”.

A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel Hoppe, estava presente no evento e ajudou a cortar as fitas da porta de entrada da biblioteca, que simboliza o início de um novo ciclo, um novo começo. Em seu espaço de fala, ela parabenizou o Sr. Damasceno pela homenagem recebida, e destacou que a Ugv já tem grande relevância no desenvolvimento do município e que grandes parcerias serão firmadas para esse crescimento.

O destaque da noite foi também para os detalhes que tornaram o ambiente da nova biblioteca mais aconchegante e humanizado, desde poltronas, plaquinhas de sinalização, quadros e até caixinha com especiais “frases do dia”. Esse trabalho foi realizado pela equipe técnico-administrativa da instituição, com a liderança da bibliotecária Pamella Cristina Brem. Agora, basta que os principais usuários deste novo espaço, os acadêmicos, façam bom proveito para aperfeiçoar o aprendizado.

Confira fotos abaixo algumas fotos do evento.