Canoinhas - SC Alterar Cidade

Preocupada em manter disponível o maior número possível de materiais bibliográficos, a Faculdade Vale do Iguaçu Canoinhas atende às exigências dos conteúdos programáticos das graduações e dos cursos de Pós-graduação da entidade.

 

Com frequentes atualizações, os alunos realizam pesquisas e buscam informações diariamente. Com a variedade de exemplares, a Biblioteca atende a grande demanda de professores e acadêmicos que visitam o ambiente à procura de um lugar agradável para realizarem suas consultas, sejam estas no acervo bibliográfico físico ou por meio dos computadores com acesso à internet e plataforma de livros virtuais, os quais facilitam ainda mais a procura pelos materiais.

A Biblioteca possui um acervo que abrange todas as áreas do conhecimento sendo ordenado por assunto de acordo com a Classificação Decimal Dewey – CDD que divide o conhecimento humano em 10 grandes classes.

 

000 – Obras Gerais (Metodologia Científica, Pesquisa, Comunicação/Jornalismo, Computação, Bibliografias, Enciclopédias).

 

100 – Filosofia (Metafísica, Conhecimento, Parapsicologia, Psicologia, Lógica, Ética).

 

200 – Religiões.

 

300 – Ciências Sociais (Sociologia, Demografia, Política, Economia, Direito, Serviço Social, Educação, Comércio, Transportes, Folclore).

 

400 – Filologia e Linguística.

 

500 – Ciências Exatas (Matemática, Estatística, Astronomia, Física, Química, Mineralogia, Geologia, Biologia, Botânica, Zoologia).

 

600 – Ciências Aplicadas (Medicina, Enfermagem, Agricultura, Engenharias, Contabilidade, Administração, Tecnologia, Construção).

 

700 – Artes (Arquitetura, Artes Plásticas, Decoração, Pintura, Desenho, Artes Gráficas, Música, Fotografia e Esportes).

 

800 – Literatura (Teoria e produção literária).

 

900 – Biografia, História, Geografia.

 

A consulta poderá ser feita através Base de Dados disponível na Biblioteca.

Distribuição do acervo:

  • Obras Gerais – Livros, Atlas (exceto geográficos).
  • Obras Raras – Livros, Obras de Referências
  • Periódicos – Revistas, jornais,.
  • Referência – Dicionários técnicos e gerais, enciclopédias, almanaques, guias e manuais.
  • Hemeroteca – Recortes de jornais
  • Especial – Teses, Dissertações, Trabalhos acadêmicos, Seminários e Anais.
  • Multimeios – Fitas de vídeo, CD-ROM, Disquetes, Fitas cassete, DVD.

OBRAS GERAIS

Este acervo é composto por livros e Atlas (exceto geográficos). Este material pode ser emprestado. Este material pode ser foto copiado em parte, respeitando a Lei 9.610 sobre Direitos Autorais.

OBRAS DE REFERÊNCIA

Este acervo é composto por dicionários, enciclopédias, almanaques, guias, glossários. O acesso a este acervo é livre e os materiais estão disponíveis para consulta ou empréstimo local. Este material pode ser foto copiado em parte, respeitando a Lei 9.610 sobre Direitos Autorais.

OBRAS RARAS

Livros, Obras de Referências. Este material não pode ser emprestado.

PERIÓDICOS

Este material pode ser emprestado domiciliar se for do ano não corrente, e para os correntes, apenas empréstimo local. Este material está disponível para consulta e pode ser fotocopiado em parte, respeitando a Lei 9.610 sobre Direitos Autorais.

MULTIMEIOS

Este acervo é composto por fitas de vídeo, CD-ROM, disquetes, fitas cassete e DVD. Este material pode ser emprestado.

ESPECIAIS

Este acervo é composto por Teses, Dissertações, Trabalhos acadêmicos, Seminários e Anais. Este material não pode ser emprestado nem reproduzido.

Letícia Alves dos Santos
Pâmella Cristina Brem – CRB 14 – 001830/O – SC

Clique no botão abaixo para fazer o download do Regulamento Interno da Biblioteca da Faculdade Vale do Iguaçu Canoinhas

e-mail: biblioteca_canoinhas@ugv.edu.br

Atendimento ao usuário
É a atividade mais importante realizada na Biblioteca, por ser o elemento fundamental e a razão de ser da Instituição. São prestados os seguintes serviços: orientação aos usuários quanto ao uso da Biblioteca e quanto ao levantamento bibliográfico e normalização de trabalhos acadêmicos.

 

Consultas
Consulta Local a Base de dados – A consulta ao material bibliográfico é de livre acesso, atendendo à comunidade universitária e ao público em geral. Consulta à Internet – Acesso à rede mundial de computadores livre para a comunidade universitária e ao público em geral e também on-line.

CONSULTA A OUTRAS BASES DE DADOS – Acesso a outras bases de dados internacionais e nacionais on-line. Consulta à Internet – Acesso à rede mundial de computadores

 

COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA – COMUT

 

Cópias de artigos de periódicos especializados nacionais ou internacionais, teses, trabalhos publicados em anais de congressos e capítulos de monografias não existentes no acervo da Biblioteca podem ser obtidos por meio dos programas COMUT on-line e BIREME, via internet.

 

Empréstimo

Empréstimo Local – Empréstimo de materiais para uso em sala de aula, requisitado pelo professor. Para os materiais de empréstimo local a multa é de R$ 1.00 por dia e por material que ultrapassar o horário pré-estabelecido de entrega.
Empréstimo Domiciliar – Retirada de material bibliográfico da Biblioteca, de até 5 exemplares, mediante a apresentação da carteira de usuário. O prazo para devolução é de 10 dias. Em caso de atraso na devolução a multa é de R$ 1.00 por dia e por material.
O empréstimo de materiais é exclusivo aos usuários que possuem vínculo com a instituição.

 

Reserva de material
Mediante apresentação da carteirinha de usuário, este poderá solicitar a reserva de material, caso não tenha disponível no acervo. Poderá realizar on-line os nos terminais na própria biblioteca. O material reservado só permanecerá na reserva pelo período de 48 horas após a sua devolução.

 

Renovação de material emprestado
Todo material pode ser renovado desde que não possua reserva, na biblioteca, on-line ou pelo serviço especial de renovação pelo telefone apresentando o número de matrícula ou código do livro.

 

Para melhor recepcionar e proporcionar uma maior integração do usuário com a Biblioteca é oferecida uma programação que inclui visitas orientadas e treinamentos.

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.