Nota dirigida à comunidade acadêmica

25 fev

Em atenção a Nota técnica 31/2021/CGSO-TÉCNICOS/DISUP/SERES, instauração de processo de supervisão na fase preparatória, existência de risco eminente de alunos em cursos não autorizado, sugestão de medidas cautelares e ao contido a conclusão da referida nota técnica, em especial a necessidade de publicação de forma visível e destacada no sítio eletrônico institucional da IES, na internet, para retratação de ofertas com informe que o MEC ainda não autorizou cursos de graduação fora da sede, a Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu S.A., mantenedora do Centro Universitário Vale do Iguaçu – Uniguaçu vem através da presente, informar que nunca foram ofertados cursos de graduação não autorizados pelo MEC fora da sede.

A conclusão exarada pela CGSO/SERES/DISUP na mencionada nota técnica no parágrafo anterior, não condiz com a realidade dos cursos que estão sendo ofertados em locais fora da sede da IES. A Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu S.A., no município de Caçador constitui projeto de expansão com Credenciamento de nova mantida que está em tramite junto ao e-mec para oferta de cursos e que serão, após a necessária autorização, ofertados no futuro, como resta claro da leitura da exposição constante no endereço https://uniguacucacador.com.br/noticias/uniguacu-abre-as-portas-em-cacador/ . Ainda dentro desta mesma exposição, resta igualmente claro que os cursos que estão sendo ofertados no momento decorrem de parceria de Polo Educacional com o Centro Universitário Autônomo do Brasil – Unibrasil, nos estritos termos do Art. 19 do Decreto 9.057/17.

Todos os requisitos necessários para a instalação do Polo Educacional, bem como dos cursos ali ofertados, estão sendo rigorosamente cumpridos, estando toda a documentação a disposição para exposição imediata se assim solicitada.

Desta forma, serve a presente para tornar público de forma visível e destacada em atenção contida no item 3 da conclusão da Nota Técnica nº 31/2021/CGSO-TÉCNICOS/DISUP/SERES.

Ressalta novamente, que o juízo de cognição sumária exarado pela CGSO/SERES/DISUP acerca de oferta irregular de cursos não autorizados não condiz com a realidade da Uniguaçu em Caçador, que neste momento atua tão somente como Polo Educacional da Unibrasil. Uma análise mais detida certamente que levará a conclusão diversa.

Edson Aires da Silva

Superintendente das Coligadas UB e Reitor do Centro Universitário Vale do Iguaçu – Uniguaçu