Direito Ugv Canoinhas promove 1ª Semana Acadêmica do curso

02 maio

Nos dias 25, 27 e 28 de abril, o curso de Direito da Faculdade Ugv Canoinhas promoveu sua 1ª Semana Acadêmica, com a temática “Abordagens práticas nas carreiras jurídicas”.

Com o propósito de apresentar as carreiras que estão vinculadas, próximas ou incluídas ao Direito na área jurídica, a primeira edição do evento contribuiu para auxiliar os acadêmicos em seu processo de escolha de carreira, para que seja feita de forma consciente e responsável.

Na terça-feira, 25, o Policial Rodoviário Federal Diogo Deleuze abordou sobre o tema “Atuação profissional e aspectos práticos na carreira da PRF”. Diogo é Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Pós-graduado pela Escola da Magistratura do Tribunal da Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), e atuou como Policial Civil e Delegado de Polícia.

Já na quinta-feira, 27, a noite iniciou com a fala do Promotor de Justiça de Santa Catarina, Dr. Luan de Moraes Melo, e da Dra. Daniela Böck Bandeira, Promotora de Justiça Substituta em Santa Catarina. Eles abordaram o tema “Atuação profissional e aspectos práticos na carreira do Ministério Público”.

Em seguida, as Agentes de Perícia Criminal Mirian Regina Strack e Bruna Grisang falaram sobre o tema “Atuação profissional e aspectos práticos na carreira da Polícia Científica”.

A 1ª Semana Acadêmica do curso finalizou na noite de sexta-feira, 28, com a fala do Tenente Coronel Silvano Sasinski, Chefe do P-3  e Sub comandante da Guarnição Especial de Polícia Militar de Mafra (SC), e Comandante da 1ªCia/3ºBPM de Porto União (SC), além do 3º Sargento José Moacir Terres e do Soldado Gruber. Eles abordaram o tema “Atuação profissional e aspectos práticos na carreira da Polícia Militar”, mais especificamente sobre a implementação do Canil Setorial em Canoinhas.

E o objetivo do evento foi completado com sucesso! Todos os profissionais fizeram explicações claras e objetivas sobre suas profissões. Contaram detalhes das carreiras, aspectos dos concursos, vestimentas e exposição de materiais de trabalho, como armamentos. Os oficiais da PM apresentaram, inclusive, o cão policial que os auxilia na detecção de entorpecentes, operações de busca, resgate e salvamento, e outras ações.

Com esses conhecimentos, as disciplinas, o conteúdo acadêmico e as atividades interdisciplinares serão com certeza melhores absorvidas e exploradas por eles durante o ano letivo”, explica a professora Danielly Borguezan, coordenadora do curso.

Compromisso Social

A 1ª Semana Acadêmica também teve um objetivo de cunho social: para se inscrever no evento, era necessário doar itens de higiene pessoal. Foram arrecadados cerca de 300 itens, como sabonetes, desodorantes, cremes e escovas dentais, absorventes, entre outros.

Os itens foram entregues à Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas e Região (Apoca) na noite de terça-feira, 16 de maio, pelos acadêmicos do 1º período do curso, acompanhados pela professora Danielly. Na entrega, também estiveram presentes o Diretor Geral da Ugv Canoinhas, professor Hilton Tomal, e a Coordenadora Acadêmica, professora Marisa Liller Knop.

Eventos desta natureza fortalecem laços institucionais, promovem o ensino e proporcionam ações sociais. Esperamos que com esse singelo ato, possamos contribuir ativamente com a Apoca”, finaliza a coordenadora do curso.