Curso de Direito da Ugv promove visita Técnica e doação de livros à Unidade Prisional de Canoinhas

23 ago

O Curso de Direito da Ugv, campus Canoinhas, realizou no dia 20 de agosto de 2024 a cerimônia de entrega oficial dos livros arrecadados para a Unidade Prisional Avançada da comarca de Canoinhas. Esta iniciativa não apenas alcançou um dos principais objetivos da atividade oferecer uma visita técnica que se traduz em uma aula prática enriquecedora na disciplina de Sociologia Jurídica, mas também desempenhou um papel crucial no fortalecimento da Lei de Execução Penal. A doação de mais de 200 livros não só promove a educação dentro da unidade prisional, como também contribui para a remição de pena, reconhecendo a leitura como uma atividade educativa fundamental para a reintegração dos detentos.

Mais do que uma simples entrega de livros, esta ação proporcionou aos acadêmicos uma experiência imersiva na dinâmica do sistema prisional, permitindo-lhes explorar os as instalações da unidade. Essa vivência direta é uma peça-chave para o desenvolvimento de uma formação acadêmica que une teoria e prática de forma profunda e significativa. Ao conectar os alunos com a realidade do sistema penal, a atividade não apenas enriqueceu seu entendimento sobre o direito e a justiça social, mas também reforçou o compromisso da instituição com uma abordagem humanizada e transformadora na formação de futuros profissionais do direito.

Essa experiência ilustra como a educação pode ir além da sala de aula e causar um impacto positivo na sociedade. A combinação de teoria e prática, junto com a contribuição para o sistema de justiça, reflete o empenho da Ugv em promover uma formação acadêmica que não só prepara seus alunos para o mercado de trabalho, mas também os conscientiza sobre seu papel na construção de um sistema mais justo e equitativo. Com este gesto, a Ugv reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos e engajados, que compreenderão a importância de suas ações na promoção da justiça e na transformação social.