Confira a primeira edição do Simulado DNA da Faculdade Vale do Iguaçu Canoinhas

23 jun

No dia 4 de maio, os acadêmicos da Faculdade Vale do Iguaçu Canoinhas puderam usufruir, pela primeira vez, da experiência do Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA).

A prova foi realizada no período noturno para os acadêmicos de todos os cursos, com duração mínima de uma hora e máxima de três horas.

A avaliação segue os mesmos critérios e padrão das Coligadas UB (Centro Universitário Vale do Iguaçu, Centro Universitário UniBrasil, Centro Universitário Campo Real, Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná (UCP) e Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale).

A diferença é que, por conta da pandemia, essa foi a primeira edição do simulado no Polo de Canoinhas e contou com 90% de adesão dos estudantes.

Segundo o Diretor Geral e Procurador Institucional, Professor Daniel Alberto Machado Gonzales, o DNA é uma maneira de preparar o acadêmico para provas de concurso públicos ou privados, ou testes seletivos, equiparando todo o processo da prova ao que realmente é.

“O estudante tem a experiência vívida, ainda durante a graduação, de como é um concurso público, com todas as regras e protocolos a serem seguidos. Isso, sem dúvida, prepara ele para o futuro”, acrescenta o Diretor.

Além disso, entre todas as utilizações dos resultados do Simulado está a preparação para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

A importância do DNA

O DNA tornou-se uma ferramenta que traça o perfil do curso, da turma e do aluno, pois, a partir das respostas da avaliação é possível analisar cerca de 90 dados, o que influencia nos investimentos em equipamentos, biblioteca e trabalho docente-pedagógico em sala de aula.

Os resultados apresentados pelo simulado são considerados fonte fidedigna, o qual apresenta a realidade do curso/turma, servindo como documentação comprobatória para justificar melhorias e reorganização de matrizes curriculares, planos de ensino e de ementas, perante ao Ministério da Educação (MEC).

“O simulado tem um viés extremamente pedagógico, que nos traça um diagnóstico dos cursos e de como está nosso sistema de ensino. Nos dá resultados muito produtivos, que a gente trabalha com os coordenadores e seus respectivos colegiados, para que possam ajustar possíveis imperfeições em nossas disciplinas e em todo nosso processo de ensino-aprendizagem”, finaliza o Coordenador Acadêmico, professor Mateus Cassol Tagliani.

O resultado

Além de todo o conhecimento adquirido durante o simulado, os resultados do exame levam em consideração o desempenho individual do acadêmico e geram um conceito final, de 3 à 5, que é convertido em bonificações e benefícios.

Os acadêmicos que atingirem o conceito 5 em escala semelhante à utilizada pelo MEC, terão direito a um ponto em todas as disciplinas no segundo bimestre do primeiro semestre de 2022.

Quem atingiu o conceito 4, tem direito a escolher três disciplinas para ganhar um ponto. E aqueles que tirarem conceito 3, poderão escolher uma disciplina para ganhar um ponto neste semestre.

Os acadêmicos que participaram do simulado podem acessar suas notas conceitos no edital 07/2022 e 08/2022, disponíveis aqui no site da Instituição.

Os atuais cursos da Faculdade Vale do Iguaçu Canoinhas são ofertados em parceria com o Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil).

Acompanhe um pouco como foi o DNA nos nossos registros fotográficos: